Não é novidade que atrair clientes deve sempre ser uma prioridade no seu negócio.
Por mais que seja mais fácil reter clientes do que conseguir novos consumidores, isso não significa que deva deixar de lado todas as estratégias para captação de potenciais clientes.
Apesar dessas afirmações serem um tanto óbvias, muitos empreendedores ainda têm grandes dificuldades em convencer o cliente a comprar. Dessa forma, não basta ficar repetindo para a pessoa deixar o medo dela de lado e fazer a compra do seu produto ou serviço. Isso, certamente, não lhe trará retorno algum.
Se você deseja aprender novas estratégias de como atrair clientes para vender mais, veja abaixo as dicas que preparamos para você.
1. Saiba quem é o seu cliente ideal
Você já ouviu falar em persona? Termo originado com o marketing digital, a persona é um personagem que representa o cliente ideal do seu negócio.
Diferente do público-alvo, a persona é um retrato mais aprofundado. Além de idade, profissão e onde mora, você também define hobbies, valores, dores e necessidades.
Se já tem um negócio, crie a persona baseada nos tipos mais comuns de clientes que compram de você. Pense no que eles gostam e no porquê seus produtos ou serviços solucionam um problema deles.
A partir daí, basta abrir seu caderno ou editor de texto e começar a criar sua persona.
2. Trate seus clientes como realeza para encorajar o boca a boca
Apesar de ser o marketing mais antigo do mundo, o boca a boca ainda é uma estratégia super eficaz. Diferente das grandes e complexas estratégias de marketing digital, aqui o que realmente vale é que falem bem de você.
E como fazer com que seus clientes atuais façam o marketing boca a boca? Tratando-os como membros da realeza.
Recomendamos isso porque um bom atendimento pode gerar bons feedbacks em redes sociais e a possibilidade desse cliente te indicar para amigos e familiares.
Assim, com um excelente atendimento, você conseguirá atrair novos clientes e aumentar seu faturamento.
3. Ofereça brindes ou descontos
Nada como oferecer brindes, serviços gratuitos ou descontos. Fique muito tempo sem usar aplicativos como o Uber, iFood ou 99 e logo começará a receber cupons de desconto para comprar algo novamente.
Também é um costume dessas empresas oferecer descontos para clientes atuais que indicarem outros consumidores. Sua empresa pode ser de um ramo mais tradicional, mas isso não te impede de oferecer algumas vantagens na forma de brindes ou descontos para atrair clientes.
4. Fique atento aos diferentes feriados e datas comemorativas
Se você tem uma floricultura, por exemplo, certamente possui algum tipo de promoção para o Dia dos Namorados, correto?
Essa é uma das maneiras mais tradicionais de atrair clientes, mas continua muito efetiva. Todo ano, pegue um calendário e marque nele as datas comemorativas que podem ser interessantes para atrair clientes.
Dessa maneira, poderá começar a alinhar promoções ou eventos para trazer novos e potenciais compradores.
5. Seja uma autoridade
Autoridade é o nome que se dá às pessoas que ocupam algum cargo de poder ou sabem extensamente sobre um determinado assunto. No seu mercado, você deve se posicionar como alguém que sabe tudo sobre o nicho em questão. Isso significa ser uma autoridade.
Ao ter muito conhecimento sobre a sua área, você pode produzir conteúdo na internet todo dia. Consequentemente, isso irá atrair seguidores que, posteriormente, podem se tornar seus clientes.
Essa abordagem é o motivo pelo qual o ramo de influenciadores digitais faz tanto sucesso.
Essas são algumas dicas simples. Elas irão lhe ajudar a dar o pontapé inicial para atrair clientes e vender mais.
Por que não ajudar outros empreendedores? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e comece já a montar seu caminho para virar uma autoridade no seu mercado!