Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 \ (13) 3323-1449
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

Estudo de mercado: 5 passos para se posicionar em seu segmento de mercado como uma referência

Estudo De Mercado Como Se Posicionar Em Seu Estudo De Mercado - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Estudo de mercado: 5 passos para se posicionar em seu segmento de mercado como uma referência

Uma das ferramentas de gestão essenciais para uma empresa, é o estudo de mercado. Com ele, a organização adquire dados valiosos em relação ao seu segmento de mercado.

O estudo de mercado bem executado identifica ameaças e oportunidades, orientando estratégias de marketing. Antes de abrir uma empresa, o estudo de mercado é fundamental, e durante seu funcionamento ainda é uma ferramenta que deve ser utilizada frequentemente.

Preparamos 5 passos para você realizar seu estudo de mercado financeiro e em outras áreas: a partir dos dados obtidos e das estratégias que indicarem, você poderá se posicionar como referência em seu nicho de atuação. É tudo uma questão de análise.

Já está com papel e caneta na mão? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

1. Qual é o problema do seu estudo de mercado?

Em toda pesquisa, temos, inicialmente, um “problema” a ser resolvido. Uma dúvida, uma asserção, uma nova possibilidade.

Então pense: com que finalidade seu estudo de mercado vai ser implantado, e qual ou quais são os problemas a serem resolvidos através dessa análise?

Esta é a pergunta vital para o estudo de mercado: qual é o problema? É um problema empresarial, sobre vendas, público-alvo, produtos e serviços, investimentos. 

Por exemplo, seu problema pode ser:

“Como faturar mais com determinado produto?”

Agora é hora de descobrir como resolver esta questão.

2. Quais são os objetivos gerais e objetivos específicos da análise?

Esta é a segunda parte do método de estudo de mercado: delimitar claramente os objetivos da análise: como resolver o problema? 

Este “como” pode ser subdividido em um tópico geral e outros secundários. Procure começar sempre com um verbo, pois essa fase indica a necessidade de ação.

Exemplo: seu objetivo geral é descobrir por que determinado produto está com poucas vendas. Já os objetivos específicos podem envolver pesquisa histórica das suas vendas, dos preços da concorrência, do que o público-alvo precisa, da satisfação dos clientes e do marketing. 

3. Quem é o público-alvo do estudo de mercado? 

Falando em público-alvo, ele é de extrema importância para seu estudo de mercado, e seus objetivos é que vão delimitá-lo. Não pense só nos prospects, mas em parceiros, fornecedores e outros contatos.

Procure saber tudo sobre seu público-alvo e por que ele desejaria adquirir seus produtos ou serviços. O que e por que seu público compra? E o quanto estão dispostos a pagar?

4. Amostra e metodologia

Agora, você vai delimitar o espaço do seu estudo de mercado. Quais vão ser os objetos de pesquisa? Quais concorrentes ou tipo de público vai avaliar? 

A metodologia, por sua vez, deve ser bem descrita. Verifique os métodos que melhor se enquadrem para você: questionários, entrevistas, avaliação de dados de outras pesquisas e/ou da sua própria empresa… 

Seu estudo de mercado poderá ser:

  • Quantitativo: números e estatísticas, respostas precisas;
  • Qualitativo: dados subjetivos, como opiniões, reações, percepções, desejos e outros;
  • Misto: mistura o método quantitativo e o qualitativo.

5. Coleta de dados e análise de resultados

Na verdade, estamos mencionando duas fases em uma só. 

A coleta de dados é o fundamento do seu estudo de mercado, é quando você entra em ação e de fato realiza a análise do mercado. 

Você então vai adquirir dados valiosos, atente-se às plataformas de pesquisa automatizadas, que criam questionários intuitivos, práticos e seguros.

Dica: comece com perguntas mais gerais e especifique aos poucos, é a tática do funil. Veja por quais meios – redes sociais, pesquisa de rua, telefone, e-mail – vai realizar os questionários, por quanto tempo e para quem.

O importante é não deixar de pensar no problema lá do começo ao colher informações, elas têm que convergir para uma resposta, certo?

Bem, colhidos os dados no período, no lugar e com o público especificados, é hora de o seu estudo de mercado passar para a análise dos dados. Esse é o passo final. E o mais importante.

É nesta fase que você vai interpretar o que verificou: números ou respostas subjetivas.

Concluindo, o estudo de mercado ajuda você a se projetar melhor em seu segmento, agregando valor à sua marca, aumentando seu faturamento e seus lucros e tornando sua empresa uma referência. 

Mais que isso, você vai ler as “placas” de que precisa para saber o caminho a seguir, deixando a concorrência para trás e os clientes satisfeitos. Cliente satisfeito, aliás, é provavelmente um cliente fiel, e eles são de grande valor para uma empresa.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre estudo de mercado. Ele indica onde sua empresa está, aonde quer chegar e como conseguir isso. Dizia Sêneca:

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.

Ajuste suas velas e vá para a direção certa!

Precisa de auxílio para se destacar da concorrência? Então entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes!

Summary
Estudo de mercado:Como se posicionar em seu segmento de mercado?
Article Name
Estudo de mercado:Como se posicionar em seu segmento de mercado?
Description
Uma das ferramentas de gestão essenciais para uma empresa, é o estudo de mercado. Com ele, a organização adquire dados valiosos em relação ao seu segmento de mercado.
Author
Publisher Name
Cefas
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat
Powered by