Entenda mais sobre o livro de caixa e saiba como monitorar os gastos do seu comércio de uma forma certeira!
Você é o tipo de pessoa que tem tudo sob controle e, dessa forma, qualquer desafio fica mais fácil de ser conquistado. Ter domínio sobre o seu empreendimento é o que faz a diferença na hora de tomar decisões difíceis e, principalmente, conseguir realizar essas decisões de maneira efetiva.
Com certeza, você já leu e aplica as mais diversas técnicas e estratégias para fazer o seu negócio decolar, nem um “até” para limitar a sua chegada: seu objetivo é crescer sem parar. E seus esforços para conseguir manter todos os aspectos de seu comércio sempre corroboram com as suas metas.
Assim, suas metas são as mais ambiciosas que pode imaginar, então, arregaçou as mangas e usou sua determinação como guia, nas horas boas e ruins, ela esteve lá para te erguer novamente e realizar mais uma luta pela sobrevivência do seu negócio. E foi todo esse esforço que te fez relembrar que seus objetivos mereciam ser alcançados – e que, brevemente, eles de fato seriam.
Esse foi o caminho que você escolheu percorrer, e que te levou até onde sua empresa está, e ainda tem muito a se descobrir ao longo dessa jornada. E para que você faça as melhores descobertas, e ainda consiga mais controle sobre o seu negócio, que apresentamos uma nova técnica para potencializar sua administração: o livro de caixa. Venha com a gente e saiba mais como essa ferramenta pode ser crucial para o seu comércio!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é um livro de caixa?
Um livro de caixa é um conjunto de registros sobre os pagamentos em dinheiro, sendo eles entradas ou saídas, necessariamente, em ordem cronológica, contendo dia, mês e ano das movimentações.
Apesar de ser de uso facultativo, ele é uma ótima ferramenta para o controle do seu negócio, pois, até mesmo se você comprar uma bala usando o dinheiro do caixa, essa despesa deve ser anotada e seu cupom fiscal deve ser devidamente guardado. Recomenda-se que mantenha todos esses recibos por, no mínimo, 5 anos, para que na ocorrência de uma fiscalização, eles possam ser apresentados.
Como preencher um livro de caixa para o meu comércio?
Para preencher corretamente um livro de caixa, não precisa de nada mágico, mas de controle e organização, duas coisas que você tem domínio e terá mais ainda com esse recurso. É simplesmente completar com as informações de cada movimentação os seguintes dados:
- Data: registre a data com dados de dia, mês e ano do lançamento;
- Descrição/histórico: é a descrição do motivo do lançamento. Seja sucinto, não é preciso que se prolongue nas explicações, apenas o necessário para saber o porquê da ação ter sido feita;
- Entradas e saídas: ou débitos e créditos, respectivamente. Nas entradas, a quantidade de dinheiro será positiva e representa o que foi ganho, e nas saídas, as despesas;
- Saldo da conta: para que tudo fique ainda mais organizado, você pode separar esse item em mais três categorias: o saldo do mês (que contabiliza apenas o valor do mês), o saldo anterior (que diz respeito ao saldo resultante do mês que passou) e o saldo atual (que é o resultado da soma dos dois saldos que falamos, o do mês anterior e do atual).
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