O que é Cross Selling e Upselling no Comércio?
Talvez a maneira mais fácil de aumentar as vendas de produtos em uma loja seja vender mais para um cliente que já está comprando, usando táticas inteligentes de cross selling e upselling no comércio.
Mas, o que significa Cross Selling e Upselling no Comércio?
Você sabe a importância de transformar clientes em apoiadores leais da sua marca, certo?
Pois é!
E isso obviamente, requer o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo.
Observe bem algo interessante sobre esse assunto: existe uma probabilidade de venda muito grande para clientes, em torno de 60 a 70%, quando o upselling e cross selling são aplicados, enquanto isso cai para 5 a 20% quando essas ações não são aplicadas.
Interessante mesmo hein?
“Diferenças que fazem a diferença”!
O upselling envolve oferecer a um cliente, uma versão mais sofisticada do produto em que ele já está interessado, enquanto o Cross Selling oferece produtos adicionais que podem ser benéficos para ele.
Então, para te ajudar a conseguir isso, esse artigo visa te dar algumas dicas e truques de upselling ou cross selling no comércio para manter seus clientes satisfeitos e sua receita alta.
Não é empurrar produtos e sim mostrar o valor dos produtos!
Usar essas técnicas não envolve tentar empurrar algo para o cliente, pois na maioria das vezes, isso o afugenta, em vez de o conquistar!
E como fazer upselling?
Já nesse caso, o upselling, faz com que um produto de maior qualidade, ou seja, superior ao que o cliente perguntou ou se interessou seja vendido, aumentando também a receita pelo seu valor agregado!
Então, que formas de abordagem podem ser usadas nesse caso?
- E existe uma versão ainda mais moderna desse produto, que já inclui isso, isso e aquilo… o que te traz mais vantagens, do que este que você está interessado, sendo que existe um maior custo-benefício envolvido, por isso, vale mais à pena!
- O senhor também pode preferir esse outro produto, que é um investimento um pouco maior, mas que tem outros diferenciais, como:…
- Observe senhora, com essa compra estendida, você ficará mais protegida por tantos anos, o que te traz maior segurança, na reposição de peças ou até na troca completa do aparelho.
Veja que esses são apenas alguns exemplos que fazem com que seu comércio venda e fature bem mais, se essas técnicas forem aplicadas corretamente!
Então, como fazer Cross Selling?
Nossa contabilidade para comércio, separou aqui algumas excelentes dicas, bem práticas para você. Então, anote aí!
- Se o cliente comprar 2 produtos iguais, o segundo, terá um desconto de 20 ou até mais por cento!
- Na compra de uma segunda unidade, você ganha este brinde!
- Esse item é excelente, então seria uma ótima ideia aproveitar esse equipamento, que faz interação associada ao primeiro item já comprado.
- Observe bem, vários clientes que compraram esse produto que o senhor está comprando, compraram esse outro também!
- Já que a senhora está levando esse item, existe um combo especial que o inclui junto com outro produto aqui…
Ou seja, o cross selling além de promover mais vendas, aumentando o faturamento do seu comércio, ainda traz maiores condições de agradabilidade ao cliente, que sente que está saindo na vantagem, tanto por receber algo como bônus, kit, combo ou desconto, como em poder levar mais produtos, com melhor preço!
A importância do contador especializado em comércio
É importante ressaltar também o quanto a participação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para o comércio varejista pode ser o grande diferencial para que, através de estratégias de vendas aguçadas e inovadoras e um planejamento tributário adequado, o seu comércio possa ser um negócio muito mais lucrativo.
Portanto, venha conversar conosco e te mostraremos como ter tudo isso!