Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 \ (13) 3323-1449
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

Balanço anual – Como fazer o de seu comércio!

Balanco Anual Como Fazer O De Seu Comercio - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Balanço anual – Como fazer o de seu comércio!

Entenda de uma vez por todas como fazer o balanço anual do seu empreendimento comercial!

Empreender não é uma tarefa fácil, e todos aqueles que decidem “embarcar neste trem” precisam ter total ciência disso – e quando dizemos “todos”, estamos incluindo você! 

Para empreender e alcançar o sucesso é necessário seguir os mais diversos caminhos impostos pela legislação brasileira à risca, uma vez que, se você, empreendedor, não seguir as regras impostas, poderá ter muitos problemas, tais quais os embargos fiscais e multas. Além disso, existem outros pontos que, apesar de não serem obrigatórios para alguns tipos de empreendimentos, podem ajudar em muito a não ter problemas internos no seu comércio. 

Sendo assim, neste cenário é que surge o balanço anual, também conhecido como balanço patrimonial. Este relatório demonstrativo tem por objetivo principal relacionar os ativos e passivos do empreendimento para, assim, apresentar um diagnóstico completo do estado contábil do seu comércio. 

Visto isso, resolvemos escrever este artigo com a intenção de levar até você informações que comumente não são encontradas com facilidade, como, por exemplo, a melhor maneira de fazer o balanço anual para comércio. 

E então, vamos lá? 

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

O que é o Balanço Anual?

Como já dissemos acima, o balanço anual é um relatório demonstrativo que tem por objetivo principal relacionar os ativos e passivos do seu empreendimento comercial para que seja possível obter um diagnóstico completa da situação contábil da sua empresa. Ou seja, através desta prática, você vai colocar numa balança os ativos e passivos da empresa – daí o nome “balanço” -, sendo que os ativos devem ter o mesmo “peso” que o patrimônio líquido e os passivos somados.

Compreendeu?

Sendo assim, neste momento, é preciso deixar muito claro que o balanço anual não poderá, em momento algum, ser confundido com o fluxo de caixa, já que este representa informações dinâmicas, enquanto o balanço patrimonial anual apresenta informações estáticas do momento atual do empreendimento.

Dessa maneira, agora que você já sabe o que é e como funciona o balanço anual para comércio, é hora de entender a maneira correta de fazê-lo. 

É hora de botar a mão na massa!

Como fazer um balanço anual para comércio?

Podemos dividir o balanço anual em 5 passos principais, são eles: 

  • Definição do período a ser analisado;
  • Levantamento dos ativos da empresa;
  • Levantamento dos passivos da empresa; 
  • Levantamento do patrimônio líquido;
  • Soma dos elementos do balanço patrimonial.

Sendo assim, a partir destes cinco passos básicos, você terá as informações às quais procura. 

1 – Definição do período a ser analisado no balanço anual

Pode parecer estranho falarmos sobre a definição de um período para fazer o balanço patrimonial, visto que nosso foco é o balanço anual. Contudo, é necessário deixar claro que este balanço pode ser feito de acordo com a necessidade do empreendimento. Ou seja, caso você precise fazer análises trimestrais ou semestrais, por exemplo.

2 – Levantamento dos ativos da empresa

O levantamento dos ativos consiste na coleta de dados de todos os valores em caixa. Além disso, é necessário considerar as contas que a sua empresa tem para receber, mesmo aquelas com prazos de vencimento maiores e, logo após, deverá ser considerado o estoque do seu empreendimento comercial.

3 – Levantamento dos passivos da empresa

Os passivos correspondem aos valores que deverão ser pagos pelo seu negócio. Ou seja, considere os salários dos funcionários (caso tenha), os valores que deverão ser pagos aos fornecedores e demais custos e gastos. Após este levantamento, faça a soma de todos os valores. 

4 – Levantamento do patrimônio líquido

Esta etapa se refere ao levantamento de dados do patrimônio líquido empresarial. Ou seja, de todos os valores que a empresa detém, como o capital social e lucros obtidos no período de análise. 

5 – Soma dos elementos do balanço anual

Após feito o levantamento de todos os dados, é hora de somar. Sendo assim, tenha em mente que os valores de ativos não poderão ser menores que os ativos. Afinal de contas, se isso acontecer, significa que o seu empreendimento teve prejuízo ao longo do ano e não lucros. 

Dessa forma, é de suma importância ter o apoio de uma contabilidade que entenda o seu mercado e consiga auxiliar e melhorar a sua gestão financeira, garantindo, assim, melhor desempenho empresarial. 

E então, o que achou das informações? Caso precise de auxílio, entre em contato conosco! É sempre um enorme prazer poder ajudar!

Compartilhe nas redes!

Summary
Balanço anual - Como fazer o do meu comércio?
Article Name
Balanço anual - Como fazer o do meu comércio?
Description
Empreender não é uma tarefa fácil, e todos aqueles que decidem “embarcar neste trem” precisam ter total ciência disso - e quando dizemos “todos”, estamos incluindo você!
Author
Publisher Name
Cefas
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat
Powered by