Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 / (13) 3323-1449 \ (13) 98884-1247 / (13) 98837-8220
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

    Como fazer folha de pagamento – Entenda como elaborar para seu comércio

    Como Fazer Folha De Pagamento Como Elaborar Para Meu Comercio - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Como fazer folha de pagamento – Entenda como elaborar para seu comércio

    A folha de pagamento é um documento de suma importância tanto para a empresa quanto para o funcionário, afinal, ela contém diversos dados que comprovam o pagamento do que foi acordado e dos encargos sociais devidos, por isso, é crucial saber como fazer folha de pagamento.

    Elaborar este documento para o seu comércio é uma forma de evitar problemas trabalhistas por não cumprimento dos direitos para com os funcionários. 

    Pensando na importância que este documento tem, elaboramos este artigo para te explicar como fazer folha de pagamento. 

    Mas afinal, o que é este documento? 

    Como dito na introdução, a folha de pagamento é um documento comprobatório, onde se encontra listado tudo que foi recebido pelos funcionários do seu comércio. 

    Ele está atrelado aos encargos sociais, que são obrigações legais que devem ser pagas por toda empresa que possui funcionários, pois estes encargos são direitos dos colaboradores. 

    Alguns deles são:

    • INSS;
    • PIS;
    • FGTS;
    • 13° salário;
    • férias remuneradas;
    • licenças;
    • vale transporte.

    Agora que você tem de forma clara o que é, vamos descobrir como fazer!

    Confira Nossos Servicos Gif - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

    Como fazer folha de pagamento? 

    É preciso seguir alguns passos para elaborar este documento. 

    1. Escolha o modelo da sua folha

    É importante escolher um modelo com o qual você saiba lidar e que comporte de maneira clara, organizada e objetiva o que deve constar neste documento. 

    É importante ter atenção desde esse passo inicial, para tornar o processo o mais simples possível. 

    2. Tenha controle dos funcionários 

    Principalmente em empresas de grande porte, onde setores são mais estruturados e realizam suas ações específicas, é comum não ter conhecimento de todos os funcionários e, consequentemente, não saber, com certeza, quais ainda estão ativos e quais foram desligados. 

    Por isso, é importante ter acesso a um controle, como uma planilha, por exemplo, onde conste quais são os funcionários ativos de sua empresa, para que a folha de pagamento dos mesmos seja elaborada. 

    Além disso, é crucial que o funcionário que foi desligado tenha recebido todos os direitos que o mesmo tem. 

    3. Coloque as informações do colaborador 

    Dentro da folha, é preciso constar os dados do colaborador, como: 

    • nome;
    • cargo;
    • horas trabalhadas; 
    • setor; entre outras informações. 

    4. Realize o cálculo de horas trabalhadas

    Um funcionário já tem definido quais são as horas que deve trabalhar diariamente e semanalmente. 

    Entretanto, é preciso averiguar, através do ponto, se houveram atrasos, faltas, atestados, para que, assim, as reais horas trabalhadas sejam consideradas para a realização do pagamento. 

    5. Coloque os encargos e descontos 

    Nesta etapa, você irá considerar todos os encargos sociais citados acima e os descontos por atrasos e faltas não justificadas. 

    A partir disso, irão ser realizados todos descontos referentes aos direitos que o funcionário tem e em relação a seu déficit de horas trabalhadas. 

    6. Obtenção do salário líquido

    Após realizar todos estes passos de como fazer folha de pagamento,  você irá obter o valor líquido do salário do colaborador, que é o valor final que o mesmo irá receber. 

    Conclusão

    Apesar de não ser complexa a elaboração deste documento, é preciso ter uma atenção minuciosa com as informações que são colocadas. 

    Por isso, é crucial ter o suporte de um profissional contábil, que, com seu conhecimento e experiência, poderão elaborar a folha de pagamento de forma correta.

    Se você quer o auxílio de um profissional com expertise necessária, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

    5/5 - (1 voto)

    Compartilhe nas redes!

    Summary
    Como fazer folha de pagamento - Como elaborar para meu comércio?
    Article Name
    Como fazer folha de pagamento - Como elaborar para meu comércio?
    Description
    A folha de pagamento é um documento de suma importância tanto para a empresa quanto para o funcionário, afinal, ela contém diversos dados que comprovam o pagamento do que foi acordado e dos encargos sociais devidos, por isso, é crucial saber como fazer folha de pagamento. Elaborar este documento para o seu comércio é uma forma de evitar problemas trabalhistas por não cumprimento dos direitos para com os funcionários. Pensando na importância que este documento tem, elaboramos este artigo para te explicar como fazer folha de pagamento.
    Author
    Publisher Name
    Cefas
    Publisher Logo

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários

      Sobre Nós

      A CEFAS foi fundada em 1983, com uma pequena estrutura e poucos colaboradores, após muitos anos de trabalho foi se solidificando como referência na…

      Redes Sociais

      Endereço

      Av. Dona Ana Costa, 121-A, Sala 65 – Gonzaga
      Cep: 11060-001 – Santos/SP

      Recomendado só para você
      Colocar em prática o sonho de abrir uma empresa em…
      Cresta Posts Box by CP
      MODELO-1-IRPF-2024 - Como fazer folha de pagamento – Entenda como elaborar para seu comércio
      Escanear o código