Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 \ (13) 3323-1449
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

Contabilidade tributária: entenda como ter os tributos em dia, com segurança!

Contabilidade Tributaria Como Ter Os Tributos Em Dia Com Seguranca - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Contabilidade tributária: entenda como ter os tributos em dia, com segurança!

Contabilidade tributária pode até ser um assunto complexo e “chato” para muitos empresários, mas o fato é que ela é o fundamento sobre o qual toda empresa funciona.

Através desse setor, processamentos e dados podem ser levantados para delimitar estratégias e tomadas de decisão na organização. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre como gerenciar a contabilidade tributária da sua empresa, de forma legal e eficiente.

Acompanhe o conteúdo até o final para entender mais sobre o assunto!

O que é contabilidade tributária?

A primeira questão é o conceito de contabilidade tributária. 

Trata-se de uma área da Contabilidade que trata das obrigações fiscais de uma empresa, de acordo com a Lei. Ela realiza a administração dos impostos do empreendimento. 

Mas é mais que isso: é, como dissemos, a base sobre a qual todo o empreendimento se ergue, que permite seu funcionamento – sem planejamento e organização financeira, uma empresa não sobrevive por muito tempo. 

Portanto, se você não sabe nada sobre contabilidade tributária ou deseja se informar melhor sobre essa atividade, precisa entender suas obrigações e seus direitos fiscais. 

Veja bem: nenhuma empresa funciona de forma legal sem uma contabilidade tributária correta de acordo com a legislação. Ela vai depender do seu enquadramento jurídico – Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional – e do modelo de empresa – MEI, EI, EIRELI, Sociedade Limitada, EPP, etc.

Se você é empresário, precisa entender alguma coisa sobre  a carga tributária recolhida de sua empresa: o ideal é delegar a um setor específico ou contratar um bom contador.

A contabilidade tributária deve propiciar o aperfeiçoamento contínuo da estratégia operacional da empresa, controlando procedimentos fiscais e a eficiência dos dados e sistemas organizacionais. 

Confira Nossos ServiÇos Min (1) - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

Como ter uma boa contabilidade tributária

Uma boa gestão de contabilidade tributária envolve planejamento e dedicação. Não é tarefa fácil. Significa manter o pagamento dos tributos em dia, com segurança e seguindo a legislação tributária para as características de sua empresa.

Contabilidade tributária eficiente é pagar o mínimo de impostos com o máximo de controle, por exemplo em relação aos prazos, que geram multas altíssimas.

Tenha um profissional eficiente e de confiança

Como dissemos, contabilidade tributária é um tema um tanto complexo, que deve ser avaliado por cada empresa. Você pode estar pagando mais do que o necessário – embora possa requerer a restituição desse valor em créditos em um determinado prazo.

Um contador ou empresa de contabilidade estabelecidos no mercado podem proporcionar a você a segurança e a orientação de que precisa para não “afundar” neste mar de tributos, cuja legislação reguladora muda periodicamente.

Agora, mesmo que seja assessorado por um bom contador, não deixe de se informar, como já mencionamos, sobre legislação tributária, especificamente sobre os enquadramentos jurídico e tributário do seu negócio. É bom que você acompanhe os processos tributários com atenção.

Atente-se aos prazos e não desperdice dinheiro

Como qualquer conta, os tributos têm prazo de vencimento, e, em caso de atraso, cobram multa. No caso da contabilidade tributária, algumas sanções podem ser tão severas que inviabilizam o funcionamento da empresa, em razão da falta de recursos financeiros.

Então, planeje: saiba todos os prazos, inclusive os prazos para recuperação de créditos de impostos pagos a mais. 

Você precisa prestar contas ao governo sobre seus tributos pagos, não se esqueça disso. Sonegação de impostos é coisa séria, e pode criar uma grande dor de cabeça com a Justiça. Muitos “espertinhos” acabam pegos quando menos esperam, ao tentar burlar a legislação tributária.

Utilize a tecnologia para realizar sua contabilidade tributária, com mais precisão e agilidade.

Que tal um app ou programa para controlar o pagamento dos seus impostos? Você pode utilizar até mesmo uma simples planilha. O importante é ter controle. São muitos impostos, dependendo do seu tipo de empresa. 

Se você optar pelo Simples Nacional, fica bem mais fácil, a tributação é toda cobrada em uma guia mensal chamada DAS, que lhe dá direitos previdenciários. Mas, ainda assim, atrasos geram multas e até fechamento da empresa.

Resumindo, a contabilidade tributária é um dos setores mais importantes na gestão empresarial: a empresa só funciona, legalmente, sob a quitação de impostos, taxas o obrigações fiscais. 

Evite problemas com o Fisco. Faça um planejamento financeiro para se certificar de que vai ter recursos para seus impostos.

 Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre contabilidade tributária. Caso queira contratar um contador de qualidade para gerenciar seus impostos, entre em contato!

Compartilhe nas redes!

Summary
Contabilidade tributária: Como ter os tributos em dia, com segurança?
Article Name
Contabilidade tributária: Como ter os tributos em dia, com segurança?
Description
Neste artigo, você vai saber mais sobre como gerenciar a contabilidade tributária da sua empresa, de forma legal e eficiente. Acompanhe o conteúdo até o final para entender mais sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Cefas
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat
Powered by