Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 \ (13) 3323-1449
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

Imposto de Renda Retido na Fonte – Como funciona?

Imposto De Renda Retido Na Fonte Como Funciona - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Imposto de Renda Retido na Fonte – Como funciona?

Muitos trabalhadores têm o Imposto de Renda Retido na Fonte, todavia, nem todos sabem como funciona e se esse tributo se aplica aos mesmos. 

Pensando nisso, este artigo foi elaborado para explicar como funciona o IRRF, a quem se aplica e como realizar o DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte. 

O que é o IRRF?

O IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte é, de forma simples, uma antecipação do IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Ou seja, é uma forma de esse imposto ser cobrado diretamente da sua folha de pagamento, por isso ele é retido na fonte, pois o valor nem sequer chega até o seu bolso. 

O imposto incide sobre a renda, como o próprio nome indica, e deve ser retido pela própria empresa ou pessoa física que realiza o pagamento.

Para quem recebe o pagamento, é uma forma simples de já ter o Imposto de Renda declarado, afinal, a responsabilidade fica por conta do pagador, que deve se atentar a algumas questões para evitar problemas fiscais.

Confira Nossos ServiÇos Min (1) - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

A quem se aplica o IRRF?

Vamos listar, agora, quais são os casos em que é aplicado o Imposto de Renda Retido na Fonte. São eles:

  • O trabalhador assalariado que é pago por pessoa física ou jurídica;
  • O trabalhador não assalariado (geralmente autônomos) pago por pessoa jurídica;
  • Pessoas que recebem rendimentos de aluguéis pagos por pessoa jurídica;
  • Pessoas que recebem pagamentos por serviços de natureza profissional prestados entre pessoas jurídicas.

O quanto será descontado e as isenções são as mesma aplicadas ao Imposto de Renda. 

De forma geral, é o desconto referente ao Imposto de Renda no salário dos trabalhadores, geralmente é um valor que pode ser encontrado na parte de descontos da folha de pagamento e deve ser realizado por toda fonte pagadora. Seja uma empresa como pessoa jurídica pagando um funcionário ou uma pessoa física que paga uma empregada doméstica, por exemplo. 

O que é o DIRF?

DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte é, como o próprio nome indica, o documento de declaração do IRRF. 

Para fazer essa declaração é muito simples, o procedimento pode ser feito pelo site da Receita Federal, na parte referente a DIRF. Lá você encontra todos os detalhes e o próprio modelo para realizar a declaração. 

Não declarar o Imposto de Renda Retido na Fonte pode gerar multas para a fonte pagadora, por isso, é importante se atentar a esse processo.

Conte com uma contabilidade!

Uma contabilidade vai garantir que todos os procedimentos sejam feitos da forma correta e dentro do prazo, evitando, assim, problemas para você!

O suporte de um profissional é crucial para uma empresa, que precisa realizar o DIRF para diversos funcionários e, muitas vezes, não consegue focar completamente nessa atividade. E é importante também para pessoas físicas que precisam declarar e não possuem o conhecimento profundo sobre o assunto 

Para essas situações, um profissional contábil é o mais indicado para garantir que você não tenha problemas com o Fisco. 

Compartilhe nas redes!

Summary
Imposto de Renda Retido na Fonte - Como funciona?
Article Name
Imposto de Renda Retido na Fonte - Como funciona?
Description
Muitos trabalhadores têm o Imposto de Renda Retido na Fonte, todavia, nem todos sabem como funciona e se esse tributo se aplica aos mesmos. Pensando nisso, este artigo foi elaborado para explicar como funciona o IRRF, a quem se aplica e como realizar o DIRF - Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.
Author
Publisher Name
Cefas
Publisher Logo

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat
Powered by