Entenda o que é o LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real – e conheças as características deste livro fiscal!
Se empreender fosse uma tarefa fácil de se realizar, provavelmente, todos tentariam se aventurar por esse caminho. Porém, como você bem sabe, não é um mar de rosas que se abre.
De fato, muitas oportunidades surgem, mas as responsabilidades que são voltadas ao empreendedor é de intimidar qualquer aspirante a vencedor.
Porém, você não é um aspirante: seu lugar é com os vencedores. E foi com esse desafio que seu espaço foi conquistado.
Todavia, nunca dissemos que se tornou uma tarefa mais fácil, mas, com o objetivo de mudar esse cenário, e visando facilitar sua vida ao máximo, trouxemos informações importantes sobre uma ferramenta incrível para ajudar na sua gestão: o LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real! Venha com a gente e saiba mais sobre como ele pode te ajudar a organizar-se!
E então, vamos lá? Boa leitura!
O que é o LALUR?
Antes de compreender o funcionamento do LALUR, é de suma importância compreender o que ele é, bem como para que é usado.
Visto isso, LALUR é um acrônimo para o Livro de Apuração do Lucro Real que possui natureza fiscal. Ou seja, sua principal serventia é a captação de informações extrafiscais para que seja possível informar ao fisco o valor exato do tributo devido.
Dessa maneira, é de suma importância compreender que a utilização deste livro é necessária apenas para as empresas que fazem a apuração do Imposto de Renda a partir do Lucro Real.
Outro ponto muito importante quando se fala do LALUR, é o fato de não haver uma exigência propriamente dita para este livro. Sendo assim, a sua utilização visa facilitar a vida do empreendedor optante pelo Lucro Real em relação ao Fisco.
Dados de Composição do LALUR
Agora que você já compreende melhor o que é o LALUR, bem como a importância da sua utilização, é hora de entender um pouco sobre a sua composição.
Em aspectos gerais, o LALUR é dividido em duas partes, sendo elas conhecidas pelas letras “A” e “B”.
A primeira parte – ou parte “A” – tem como objetivo principal colocar os lançamentos de ajuste no lucro líquido, além de somar as compensações, as adições e as exclusões.
Na segunda parte – também chamada de parte “B” – o foco principal é incluir os valores que não estão inclusos na escrituração fiscal do empreendimento, mas que podem vir a ter incidência sobre os lucros futuros. Visto isso, é necessário compreender que nesta fase é como se o responsável pela contabilidade do negócio estivesse desenvolvendo notas de esclarecimento ao documento. Sendo assim, outro ponto de suma importância é que este procedimento somente deverá ser utilizado quando não houver a possibilidade de desenvolver uma escrituração contábil, mesmo sabendo de sua existência e possível impacto nos lucros.
Dessa maneira, é importante compreender, também, alguns outros aspectos que deverão ser levado em conta pelo contador responsável, como, por exemplo as questões relacionadas ao espaço temporal da apuração de informações. Ou seja, o ajuste trimestral ou anual do LALUR de acordo com o regime de tributação no qual a empresa em questão estiver inserida.
E então, o que achou das informações? Restou algum tipo de dúvida? entre em contato conosco ou deixe o seu comentário logo abaixo. Responderemos o mais rápido possível!
Além disso, caso ainda não tenha o apoio de um contador, entre em contato com nossa equipe! Será um enorme prazer poder ajudar a sua empresa a crescer cada dia mais.