Fale Conosco
  • phone
    (13) 3234-5184 \ (13) 3323-1449
  • location_on

    Avenida Ana Costa, 121, Gonzaga - Santos -SP

Deixe sua Mensagem

Vendas sazonais – entenda o segredo para vender em cada época do ano!

Vendas Sazonais Entenda O Segredo Para Vender Em Cada Epoca Do Ano Post - Contabilidade em Santos - SP |  Cefas Contabilidade e Administração - Vendas sazonais – entenda o segredo para vender em cada época do ano!

Entenda como os períodos de sazonalidade podem afetar negativamente o seu comércio se não houverem estratégias definidas

Como faturar bem o ano inteiro com vendas sazonais?

Se você tem um comércio, ou algum negócio que opera em datas específicas do ano, seu principal desafio é saber como manter uma boa saúde financeira da empresa, ou seja, como vender bem em cada época do ano, não é mesmo?

É comum que empresas que se encaixam nesse perfil de atividade, se deparem com um verdadeiro misto de emoções: ora com temor, ora com otimismo.

Contudo, será que é possível lidar com a sazonalidade de vendas e não deixar a flutuação de demanda afetar de forma negativa o seu comércio?

Para te ajudar, confira dicas de como superar épocas de baixa procura, aproveitar as de boas vendas, e entenda o segredo para vender em cada época do ano.

Pois acredite: é possível contornar os efeitos da sazonalidade de modo que suas vendas não sejam afetadas negativamente.

Quer saber como?

Vamos lá então!

A sazonalidade nos negócios – como funciona

A sazonalidade refere-se a algo que é efêmero, ou seja, passageiro, que ocorre em uma determinada época, que costuma acontecer em um momento específico.

Dessa forma, o volume de vendas pode variar durante algumas épocas do ano.

Por isso, é extremamente importante que você e seus setores de marketing e vendas identifiquem a sazonalidade das suas vendas, para que fique mais fácil aproveitar as oportunidades nos melhores meses e se organizar para enfrentar os piores.

Planejamento: de olho nas vendas sazonais

As vendas sazonais têm forte impacto no faturamento, especialmente nos comércios varejistas mais direcionados à estações específicas, como as sorveterias e lojas de moda praia, por exemplo. Por esse motivo, você deve ter atenção especial, iniciando pelo planejamento.

Um planejamento eficiente ajuda a encontrar soluções e alternativas mais descomplicadas para manter o equilíbrio financeiro a longo prazo, bem como previne surpresas desagradáveis.

Dessa forma, o ideal é que esse planejamento seja feito no início do ano para que seja efetivo e capaz de prever as variações que o consumo poderá sofrer em cada época e, desse modo, você consegue definir estratégias para enfrentar os momentos de sazonalidade negativa.

Além disso, é de vital importância que considere a sazonalidade na projeção do orçamento empresarial e, nesse momento, planeje-se para cenários de alta e baixa demanda.

Aposte no marketing sazonal

Estude as datas comemorativas e adeque suas ofertas as temporadas de alta procura.

Dessa forma, se desejar apresentar um produto novo ao mercado, faça isso em períodos de maior adesão do seu público-alvo.

E para os momentos de baixa demanda no seu comércio, invista em ações de marketing que possam manter sua marca em evidência.

Aumento da produção

Se em determinada época do ano a procura pelos produtos do seu negócio aumenta, nada mais coerente do que aumentar a produção e ter uma excelente gestão de estoque, certo?

Mas para que não corra o risco de ficar com mercadorias encalhadas no estoque, faça uma análise minuciosa de sua empresa, cheque a estimativa de compras com base nos anos anteriores e tome medidas de planejamento e organização adequadas para fazer a gestão do seu estoque corretamente.

Portanto, entender os ciclos do setor, compreender o comportamento dos seus consumidores e analisar o histórico de vendas, são ações que lhe ajudam a entender sobre os períodos sazonais do seu negócio.

Logo, o ideal é calcular a sazonalidade com base em dados de vendas dos anos anteriores para, a partir deles, trabalhe para que a flutuação de demanda não afete de modo negativo a lucratividade do seu comércio.

Confira Nossas Especialidades Gif - Contabilidade em Santos - SP | Cefas Contabilidade e Administração

Então, caso precise de ajuda quanto a fluxo de caixa, orçamento empresarial, projeção de cenários, planejamento estratégico, gerenciamento de demandas, revisões orçamentárias ou outras questões, entre em contato com nossa contabilidade para comércio!

Será um grande prazer te ajudar!

Compartilhe nas redes!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Open chat
Powered by