Nunca é tarde para realizarmos nossos sonhos, não é mesmo? Sendo assim, com a atual recessão econômica, muitas pessoas têm visto no empreendedorismo uma forma de, além de escapar dos padrões trabalhistas engessados, ainda encontrar o seu caminho através do empreendedorismo.
Contudo, para abrir uma empresa é necessário pensar em muitos fatores extremamente relevantes que, com toda certeza, vão interferir em muito no futuro do negócio e modificar totalmente a forma como você vê e identifica o seu mercado.
Sendo assim, para empresários de primeira viagem, uma ótima opção é iniciar as atividades através da modalidade MEI, afinal, além da carga tributária reduzida, essa forma de empreendedorismo ainda oferece diversas vantagens, como, por exemplo, o pagamento em uma única guia de impostos, o DAS. O pagamento simplificado oferece a possibilidade de uma gestão mais clara, afinal, as responsabilidades – ainda que existentes – não são tantas.
Sendo assim, vamos te dar algumas informações para que você consiga entender como abrir um MEI em Santos!
Ficou curioso(a)? Então vamos lá!
Boa leitura!
O que é o MEI?
A modalidade de microempreendedorismo individual foi criada no ano de 2008 pelo Governo Federal para acabar com a incidência de trabalhos informais.
Como já foi dito, o MEI tem uma carga tributária reduzida, onde o pagamento de todos os tributos é centralizado em uma única guia de impostos, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples). Essa forma de pagamento permite que todos os valores recolhidos pelo governo sejam dirigidos aos seus respectivos órgãos após o pagamento que não ultrapassa o valor de R$55,90 mensal.
No DAS do MEI incidem os seguintes impostos:
- INSS;
- ICMS; e
- ISSQN.
E mantém-se isento de dos seguintes impostos:
- IPI;
- IRPJ; e
- CSLL.
Contudo, é necessário esclarecer que, devido ao fato de não incidir o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, o MEI faz o seu pagamento como pessoa física.
Agora que você já entende o que é e como funciona a modalidade de microempreendedor individual, vamo falar sobre como abrir um MEI em Santos!
Como abrir MEI em Santos?
Para que seja possível não perder tempo e fazer todos os trâmites de processo de abertura de MEI, é necessário verificar se a atividade que pretende realizar é permitida e formalizada por essa opção. Para fazer a pesquisa quanto à possibilidade de formalização da sua atividade simples, basta acessar a lista de atividades permitidas para o MEI.
Após a consulta, será preciso acessar o Portal do Empreendedor e realizar a sua inclusão no MEI; todo o processo é feito através do Portal.
Sendo assim, para realizar o cadastro são solicitados os seguintes documentos pessoais e para o empreendimento:
- número de identidade;
- CPF;
- título de eleitor ou número do recibo de declaração do imposto de renda;
- atividade a ser realizada;
- forma de atuação; e
- endereço do estabelecimento.
Terminados os procedimentos de envio dos documentos, o portal deverá gerar o Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), contendo o n° do CNPJ, a inscrição na Junta Comercial (NIRE) e o Alvará Provisório de Funcionamento da sua empresa .
E então, entendeu como fazer a abertura de MEI em Santos?
Esperamos que as informações deste artigo tenham te ajudado e sanado as suas dúvidas!
Sendo assim, caso precise de auxílio contábil ou para abrir o MEI, entre em contato com a gente!
Será um grande prazer poder ajudar!