Contabilidade para Comércio
Tudo que você precisa saber sobre como administrar um comércio
A criação de um ambiente colaborativo, onde todos se sintam ouvidos, respeitados e valorizados, é um passo fundamental para administrar um comércio.
Ter uma equipe que trabalhe em conjunto e estabelece uma cultura empresarial mais acolhedora e solidária é fundamental. Como um administrador de comércio, você pode incentivar isso, demonstrando paixão e positividade pelo seu trabalho, além de gerar um sistema colaborativo em toda a sua gestão.
É sugerido que você saiba, portanto:
- Delegar tarefas;
- Incentivar a comunicação e o feedback por meio de reuniões regulares;
- Priorizar a confiança recíproca entre a equipe.
Como um bom administrador, esteja bem orientado para o crescimento
Como gerente, concentre-se em ajudar seus funcionários a progredir – individual e coletivamente.
Conheça seus funcionários em um nível pessoal, para que você possa ajudá-los a alavancar em interesses e talentos. Descubra o que funciona e o que não funciona, e trabalhe na identificação e remoção de obstáculos para que seus funcionários tenham o melhor desempenho possível.
Tenha um objetivo focado no desenvolvimento das pessoas em sua equipe, estimule que esses colaboradores se aperfeiçoem e aprendam novas habilidades, isso, certamente fortalece os seus negócios!
Seja um excelente comunicador
A comunicação é uma força motriz por trás de quase tudo que fazemos como seres humanos, e, ser um comunicador claro, é vital em como administrar um comércio.
Portanto, você deve definir expectativas claras para seus funcionários, ser transparente sobre tópicos importantes e estabelecer diretrizes para dar e receber feedback.
É muito atraente inspirar o pensamento original, os administradores de comércio devem criar uma cultura inclusiva, onde todos possam expressar suas preocupações, opiniões e ideias.
Incentive a autenticidade, liderando pelo exemplo. E não tema ter de pedir ajuda para o seu time, quando você estiver perdido em algo ou tiver dúvidas, inicie uma conversa e esteja aberto para onde tiver de ir ou no que tiver de fazer.
Valorize as pessoas que trabalham com você- (como administrar um comércio)
Todo trabalhador quer se sentir valorizado. Se ele não acredita que seu trabalho está fazendo diferença de alguma forma, ele não estará tão motivado.
Muitas vezes, é preciso “levar” algum tempo para conhecer os pontos fortes de cada membro da equipe, e onde cada um precisa de apoio extra. Por isso, use as tarefas como um processo de aprendizado para você e sua equipe.
Adotar uma abordagem interativa e continuar a aprender junto com sua equipe, é legal. Os funcionários verão que você está trabalhando para melhorar, o que os inspirará e motivará a melhorar suas habilidades e trabalhos dentro das funções.
Comportamentos a serem evitados na administração de um comércio
É muito fácil adotar maus hábitos e, sem a orientação correta, é comum se envolver em armadilhas comuns de comportamento dentro da empresa.
Então, o que deve ser evitado na hora de como administrar um comércio?
- Fornecer feedback apenas durante as avaliações de desempenho ou quando surgirem problemas.
- Só saber analisar os pontos negativos dos colaboradores.
- Não conseguir delegar tarefas, por não confiar na equipe que tem.
- Não solicitar ou abordar questões, comentários ou preocupações com todos.
- Estar de mente fechada para críticas ou novas ideias.
- Evitar conversas difíceis.
- Definir expectativas muito altas ou muito baixas, ou não ser claro com os objetivos do comércio.
Demos aqui algumas poucas pinceladas do que é necessário, não podendo esquecermo-nos de ações estratégicas de efeito para melhor redução de custos, restituição de tributos, redução de impostos e melhor ponto de equilíbrio, que somente um excelente contador especializado no ramo do comércio pode ajudar!
E então, que tal conversamos sobre como potencializar ainda mais os seus negócios?
Vamos lá?!