Contabilidade para Comércio
5 Dicas e Técnicas de como administrar um comércio
Empreender tem sido uma das maiores razões pelas quais os brasileiros estão se reinventado a todo tempo!Saiba como administrar um comércio.
Porém, um negócio não se faz apenas com desejo e força de vontade, é preciso também, elencar aqui, ações administrativas que vão além do imaginário. Por isso, decidimos escrever sobre o tema, deixando você bem informado como administrar um comércio!
Combinado?
Contudo, antes de começar a explorar outras áreas, queremos partir do princípio que uma pedra preciosa só se torna bonita e rara como é, depois de muito lapidada. Então, é hora de se lapidar ainda mais e anotar essas orientações à seguir, que abrirão o leque de oportunidades e te ajudarão a administrar melhor os negócios.
Então, vamos lá?
Características de como administrar um comércio ?
Olha só, poderia falar muitas coisas sobre como administrar um comércio, mas antes, é preciso destacar algumas habilidades que o empreendedor precisa ter.
Por exemplo:
1 – Ser organizado e disciplinado
Nenhuma – anote aí – nenhuma empresa consegue sobreviver sem organização e disciplina, e isso vai desde a base até o ponto mais alto de seu comércio. Então pense um pouco e diga…
O que você precisa melhorar nesses pontos?
O que você precisa ter definido e bem acompanhado?
- O controle do fluxo de caixa.
- Emissões de notas de venda e de compras.
- Compromissos assumidos com fornecedores, colaboradores e etc.
- Entre outros.
2 – Ser líder
De nada adianta ficar resmungando e reclamando de tudo e de todos, se você mesmo não tiver a decência de manter as ações operantes positivamente dentro do seu comércio.
O que isso significa?
Que você precisa:
- Saber criar cronograma de trabalho;
- Criar demandas;
- Delegar tarefas;
- Saber assumir riscos calculados; e
- Gerenciar melhor sua equipe e seu estoque.
E o que mais?
3 – Saber ouvir sua equipe
Se você for incapaz de ouvir aqueles que trabalham para você, e que cotidianamente atendem seus clientes, como você poderá saber o que é melhor para fazer por sua empresa?
Dizem que temos dois ouvidos e uma boca justamente porque deveríamos ouvir mais em vez de somente achar que sabemos demais. É legal aprender com a experiência e ideias dos outros, e os grandes líderes sabem adicionar às suas empresas e comércios chuvas de ideias a partir do brainstorming.
Então, que tal começar você também?
4 – Entender o que o mercado precisa
O mercado muda o tempo todo, as pessoas mudam, nós mudamos, e parece que esse ciclo vai e vem e a vida não para por isso, portanto, esteja bem atento a todas as modificações e necessidades que surgem.
Esteja atento às novidades e também acompanhe de perto o que a concorrência está fazendo!
Quanto mais próximo você tiver da sua clientela, mais fácil poderá acessá-la sem dificuldades!
5 – Dedicação à gestão financeira e contábil
Não se esqueça que para gerenciar bem seu comércio, você precisa ter uma gestão contábil e financeira muito bem acompanhada.
Muito do que poderia ser evitado com prejuízos e despesas, poderia ser modificado, caso esse acompanhamento estivesse sendo feito da maneira mais adequada e assertiva.
Afinal, sem se dedicar ao controle financeiroe contábil as chances de sucesso são zero! Pense nisso e esteja acessível a contratar gente que entende o que faz!
A realidade do seu negócio também depende de ações nas tomadas de decisão e com os subsídios.
Portanto, se quiser decolar em seu comércio, tendo mais lucros e alívio no pagamento das contas, por estar em dia com as obrigações contábeis e financeiras, venha conversar melhor conosco e te ajudaremos!